Sessões Comemorativas

A Tenda Espírita Pai Benedito de Aruanda realiza várias sessões religiosas comemorativas ao longo do ano. São sessões de louvor e celebração junto aos orixás e falanges de trabalhadores da casa. Estas sessões possuem horários diferenciados e também são abertas ao público. Veja abaixo a relação de sessões programadas para este ano, seus dias e horários. Estas celebrações também estão disponíveis em nosso calendário de sessões do ano. Clique aqui para saber mais sobre cada um destes orixás.

.

Atualizado de acordo com o calendário de 2014.

.

21 de Janeiro

Sessão Comemorativa de Oxossi: Devido às obras de manutenção de nossa casa, neste ano excepcionalmente não teremos nossa sessão comemorativa a Oxossi, o orixá das matas de patrono dos caboclos.

22 de Abril

Sessão Comemorativa de Ogum: Iniciando às 19h. Sincretizado com São Jorge, Ogum é o conhecido como o Orixá do ferro, guerreiro e senhor dos caminhos. Nesta celebração sua energia auxilia os participantes na solução de grandes dificuldades, abertura dos caminhos e prosperidade. Ogum é celebrado no dia 23 de abril, dia de São Jorge.

13 de Maio

Sessão Comemorativa dos Pretos Velhos: Também iniciando às 19h. Aqui os pretos velhos trazem sua sabedoria, humildade e amor para auxílio de todos os seus filhos na tomada de decisões e transformações necessárias para uma vida pautada na luz de Deus. Os Pretos Velhos são celebrados no dia 13 de maio, dia abolição da escravatura no Brasil. Mas por adequação de calendário nossa sessão em 2013 será realizada no dia  no dia 14.

13 de Junho

Sessão Comemorativa dos Exus: Neste dia a casa abre em horário especial, às 19h, para a sessão comemorativa aos guardiões de Umbanda.Santo Antônio é tido como patrono dos guardiões, por isso eles são celebrados no dia 13 de junho. Mas por questões de adequação do calendário, nossa celebração será realizada no dia 14.  É uma sessão onde agradecemos pela proteção que nos é dada a cada dia. Com sua energia, estes guardiões são especializados na eliminação das energias densas e prejudiciais. São também a falange de trabalho mais ligada à energia da terra e por isso ajudam amplamente na solução das questões mais peculiares à vida do homem encarnado.

28 de Junho

Sessão Comemorativa de Xangô: Início às 19h. Xangô é o orixá da justiça e nesta celebração sua energia é evocada para o auxílio de todos os participantes neste sentido. Este ritual é também celebrado ao redor de uma grande fogueira, onde os elementais do fogo nos auxiliam na transmutação de energias e sentimentos, na remoção dos miasmas agregados à aura e transformação no modo de vida de cada um. O devido ao seu sincretismo com São Pedro e São Gerônimo, dia 29 de junho é tido como dia de Xangô.

27 de setembro

Sessão Comemorativa de Ibêjis, o orixá das crianças: Com distribuição de doces de Cosme e Damião a partir das 15h e inicio da sessão às 19h. Nesta sessão as crianças trazem toda sua vitalidade e pureza no auxílio aos participantes. Procura-se despertar em cada um a importância dos verdadeiros valores na vida. As crianças são os espíritos que alcançaram o maior grau de pureza entre os trabalhadores da Umbanda, esta é uma oportunidade de estar junto deles.

02 de Novembro

Celebração das Almas: Esta não chega a ser uma sessão pública, mas no dia de Finados a casa celebra, junto ao cruzeiro, o trabalho das almas, uma falange de luz que auxilia muito em nossas tarefas, especialmente naquelas ligadas à vida dos homens encarnados.

15 de Novembro

Sessão Comemorativa dos Caboclos: Uma palestra sobre a origem da Umbanda abre a celebração  às 19h. Esta é a celebração da anunciação da Umbanda, feita pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas no dia 15 de novembro de 1908. A partir das 19h os caboclos de pena se unem aos seus filhos encarnados nesta sessão, trazendo sua força, orientação e luz. Este à esquerda é o ponto riscado do Caboclo das 7 Encruzilhadas. Um símbolo utilizado por ele na espiritualidade.

06 de Dezembro

Celebração de Oxalá e de todos os Orixás da Água: Com início às 19h. Dezembro é o mês do Natal, onde celebra-se o nascimento de Jesus e a força de Oxalá. Também é o mês em que se celebra as 4 orixás femininas, também conhecidas como “povo d’água”.  Iansã no dia 4, Oxum e Nanã no dia 8 e Yemanjá no dia 31, quando se oferece flores ao mar. Assim a casa realiza uma sessão conjunta onde se celebra todos estes orixás em um só dia. É a última sessão comemorativa do ano, e um pedido de purificação do corpo, da mente e do coração, coroada na luz de Oxalá que recebe os pedidos de todos para a entrada no novo ano que se aproxima.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.