As Fases da Lua e Calendário Lunar

As fases da lua  são de grande importância nos trabalhos da espiritualidade pois exercem forte influência sobre todas as esferas energéticas do planeta. Percebemos claramente o reflexo desta influência no comportamento dos seres como animais, plantas e em nós mesmos. É importante que, ao realizarmos algum trabalho espiritual, estejamos sintonizados com esta energia que rege todos os processos da natureza. Sem dúvida isso promove um resultado muito mais proveitoso.

A lua é, talvez, o maior agente da energia “Yin” na Terra. Um tipo de força oposta a do Sol, “Yang”. Esta é uma força de apaziguamento e contemplação, que estimula características como sensibilidade e percepção.

Seguem aqui as características energéticas de cada fase da lua e o calendário lunar de 2013.

.

.

Lua Nova: É um momento em que os ciclos da natureza se renovam após o recolhimento promovido pela lua minguante. Nesta ocasião os agentes orgânicos e energéticos estão recolhidos, restabelecendo suas forças para o desabrochar que se aproxima. É um momento propício para trabalhos espirituais desta natureza. As plantas, nesta fase da lua, possuem sua energia concentrada nas raízes.

.

Lua Crescente: É o momento que os processos da natureza começam a ser estimulados. O fluxo energético dos seres sai do recolhimento ocasionado pela lua nova e parte gradualmente para sua ação plena, na lua cheia. Nos trabalhos espirituais, esta fase promove o desabrochar e “nascimento” de novas energias, processos ou empreendimentos. Dica: Algumas pessoas tem dificuldade em identificar as luas crescente e minguante. Uma maneira fácil é observar que a lua crescente se ilumina do oeste para o leste, ou seja, ela forma um “C” de “Crescente” no céu.

.

Lua Cheia: É o momento do ciclo onde a energia da lua atinge seu potencial máximo. Aqui todas as atividades da natureza alcançam sua plenitude e pulsam com vigor, o que torna esta fase o momento ideal para trabalhos de reenergização, prosperidade, restabelecimento energético, estímulo e vigor. As plantas e ervas colhidas nesta ocasião estão com sua energia concentradas em grau máximo nas folhas.

.

Lua Minguante: Após o ápice alcançado na lua cheia, é chegado novamente o momento de se recolher. Assim, nesta fase o fluxo energético dos seres reduz gradualmente até a sua fase mínima com a chagada da lua nova. Nos trabalhos espirituais, é o momento propício para ação de limpeza, descarrego, desagregação de energias densas e deletérias. Em processos de cura, é ideal para banhos e atividades de purificação dos corpos e espíritos infectados e comprometidos. As ervas e plantas estão, neste momento, com sua energia em queda. Assim é desaconselhável que sejam colhidas na lua minguante, a menos que haja um propósito específico para esta ação.

.

Título Calendário 2013

.

TEPBA - Calendário Lunar 2013

.

Versão para impressão

Se preferir, clique aqui e baixe a versão para impressão em arquivo PDF.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.