Edição AGO – SET / 2012

Este é nosso arquivo digital com as principais matérias publicadas em cada edição de nosso informativo.

Clique aqui e baixe a versão para impressão.

.

.

Criança que vem de Aruanda

As crianças são os espíritos de maior grau de pureza dentre todos os trabalhadores de Umbanda. Entidades que se apresentam desta forma para lembrar a todos o quanto essa característica é importante para que o coração do homem realmente seja a morada de Deus.
Um dia, durante um atendimento feito por uma criança, um senhor de 60 anos chegou aflito pedindo ajuda pois se sentia roubado durante a partilha dos bens de sua família. Uma luta entre irmãos. De fato, era um homem de posses, que lutou muito junto ao pai e requeria seu justo direito sobre os frutos deste trabalho.
A criança, quieta durante todo o tempo, disse apenas uma frase: “Nossa tio, você precisa disso tudo?” O que se seguiu foi o silêncio. O homem havia conquistado sozinho fortuna muito maior que a levantada junto ao pai. Nunca precisou nem precisaria de tal herança. Sua escolha era simples: Tomar sua herança por direito e conquistar com isso a animosidade de seus irmãos para o resto de seus dias, ou reconhecer que não possuía tanto quanto queria, mas muito além do que necessitava, podendo desfrutar ainda da companhia calorosa de seus irmãos de sangue por toda sua vida.
Aquelas poucas palavras vindas de alguém tão simples puderam fazer, ao menos por um instante, com que o homem reavaliasse cada minuto que já havia vivido e todas as experiências que ainda teria pela frente. O egoísmo se acanha diante de tamanha pureza e nos permite encontrar, de formas menos sofridas, o que poderíamos chamar de ‘verdadeiro sentido para as nossas vidas’.

Deus é contra a guerra,
mas ele protege quem atira bem.

.

A frase de Maquiavel tem mais de 500 anos, mas até hoje deixa alguns perplexos e outros, ao contrário motivados.
De fato, a guerra é uma consequência extrema das limitações humanas. Mas, mesmo nestas ocasiões, Ele sempre está presente, e de uma forma muito particular.
A citação destaca: A proteção divina cabe a todos, mas quem ‘atira bem’ vence na maioria das vezes. Aquele que realmente se prepara para seus confrontos não é mais merecedor da proteção divina, mas sem dúvida está mais apto a aproveitar ao máximo aquilo que Deus lhe oferece.
Caboclos de Umbanda às vezes são questionados sobre flechas ou lanças citados em seus trabalhos, algo que parece até agressivo para um trabalho religioso. Isso é uma simbologia. Eles de fato são excelentes atiradores pois sabem como poucos atingir o ponto exato na ruptura de nossas amarras e no despertar de nossa evolução.
“Ele atirou, ninguém viu. Só um caboclo é quem sabe onde a flecha caiu…”
Assim diz o ponto de Umbanda. E você? Para onde você miraria caso atirasse bem assim?

.

Gula, fofoca, tristeza, arrogância… Por que por que insistimos em fazer coisas que conside-ramos ruins e, ao mesmo tempo, deixamos de lado a busca por nossa felicidade?  Mesmo não sendo uma obra umbandista, o livro revela em detalhes vários aspectos do trabalho dos Exus na libertação íntima de cada ser humano. Um trabalho de luz no domínio da sombra.

.

.

Recesso nas Sessões de Cura

Nossas sessões de cura serão interrom-pidas por duas sextas-feiras no mês de setembro: no dia 07, em função do feriado de independência, e no dia 28, devido à celebração de Cosme e Damião no dia anterior.

.

Curso de Reiki

Nos dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, será realizado o 2º Seminário de Reiki na TEPBA. Os interessados podem obter mais informações em nosso site ou na recepção de nossa casa.

.

Concorra a uma obra de arte!

articipe de nossa ação entre amigos e concorra a uma pintura em óleo sobre tela. Cada cupom custa apenas 3 reais e estão à venda na cantina da tenda e com todos os médiuns da casa. A apuração do cupom vencedor será feita na sessão comemorativa de Cosme e Damião em 27 de setembro. Os fundos arrecadados serão conver-tidos para manutenção de nossa casa. A obra já vem com moldura.

.

Ibêjis, o orixá das crianças e da cura

A origem do sincretismo entre os santos católicos e o orixá africano na Umbanda.

As crianças são celebradas na Umbanda em 27 de setembro, por conta do dia de Cosme e Damião. Fruto do sincretismo entre o par de médicos gêmeos da cultura católica e os orixás chamados de Ibêjis, também gêmeos, originados na mitologia africana.
Na Europa, Cosme e Damião eram médicos que prestavam atendimento gratuito aos pobres. Na África, Ibêjis eram divindades que se manifestam na alegria e no aspecto dual de cada ser. Na Umbanda, os dois aspectos se fundem no orixá patrono das crianças.
Apesar do atendimento com crianças não ser tão comum quanto com caboclos e pretos-velhos, este orixá é constantemente evocado nos trabalhos de cura espiritual, pois sua força traz a vitalidade de que carecem os enfermos. Esta energia, abundante nas crianças , é fundamental para a recuperação do corpo e do espírito sob cuidados espirituais.
No dia 27 de setembro será realizada a sessão comemorativa de Ibêjis em nossa casa a partir das 19h. Participe conosco e convide também seus amigos! Às 15h teremos também distribuição de doces de Cosme e Damião.

Deixe um comentário

Deixe sua mensagem.

Blog no WordPress.com.