Falanges de trabalho

A Umbanda possui diversas falanges de trabalho. São grupos diferentes de espíritos, em diversas esferas evolutivas, que trabalham unidos prestando a caridade aos encarnados e desencarnados, segundo os ensinamentos do Cristo.

Aqui temos uma breve descrição das falanges que fazem parte dos trabalhos em nossa casa. Temos também algumas imagens ilustrativas que refletem a cultura e valores originais de cada uma destas culturas.

.

As Falanges e seus Orixás.

.

É comum confundir as falanges de trabalho com os orixás. De fato, todos são seres de luz, mas chamamos de “falangeiros” os espíritos incorporantes e seus subordinados no trabalho espiritual. Já os “orixás” são emanações da energia de Deus, também transmitidas aos homens por meio se seres de luz muito intensa a ponto de não ser mais possível sua incorporação completa em um médium. Este é um dos motivos de os orixás, quando incorporados, não falarem nem interagirem mais proximamente com as pessoas.

.

Clique para ampliar.

Caboclos

São espíritos de origem indígena com muita força e energia. Em suas existências na terra adquiriram a sabedoria e ciência presentes na floresta e  na natureza. A atuam em vários campos, especialmente os da cura, superação de adversidades e manipulação das forças elementais. Possuem conhecimento profundo sobre a ação fitoterápica e energética das ervas, sumos e extratos naturais.

.

Clique para ampliar.

Pretos Velhos

São falanges de origem africana, em sua maioria compostas por espíritos que passaram pela experiência do cativeiro no Brasil sem se corromper com o ódio, tristeza ou rancor, mesmo sob as mais duras condições oferecidas pelo martírio. Assim conquistaram a liberdade plena, do corpo e do espírito, prestando agora auxílio a nós, encarnados, que ainda não atingimos este patamar. São profundos conhecedores sobre magia e manipulação de energia.

.

Clique para ampliar.

Crianças

São os espíritos de maior grau de pureza entre os falangeiros da umbanda. Transmitem aos encarnados a vitalidade e alegria intensas que brotam espontaneamente nos corações onde não há mais lugar para tristeza. Despertam os homens para os verdadeiros valores da vida e atuam intensamente em processos de cura física e espiritual.

.

Clique para ampliar.

Exus

São os guardiões da Umbanda. Espíritos especializados na manutenção do equilíbrio entre os diversos planos energéticos. Estes são os espíritos capazes de penetrar nas esferas mais profundas da terra para executar os trabalhos da luz no domínio das sombras. Por atuarem nestes sítios, são confundidos às vezes com espíritos da escuridão, o que é um erro. Além da ordem e proteção, atuam no descarrego e limpeza energética de pessoas, espíritos e ambientes. Dentre as falanges de trabalho, esta é a que mais se aproxima da energia terrena.

.

Clique para ampliar.

Povo do Oriente

São espíritos de origem oriental especializados nos trabalhos de cura e harmonização espiritual. São chamados de nossos “irmãos”: irmão Lucas, irmão Pedro etc. Não possuem uma sessão específica de trabalho em nossa casa, pois permanecem à disposição em todas elas, atendendo cada frequentador, mesmo sem a incorporação em algum médium. Contudo, possuem papel destacado em nossas sessões de cura, às sextas feiras.

.

Clique para ampliar.

Boiadeiros

São espíritos que trazem a cultura, a resignação e a fé do homem do campo. Especializados no trabalho junto a espíritos perturbados e desordeiros, agem na manutenção da ordem nos trabalhos espirituais e na limpeza energética do ambiente. Não prestam atendimento público nas sessões de nossa casa, mas permanecem também à disposição para o trabalho sempre que são requisitados.

.

Clique para ampliar.

Ciganos

Os ciganos são um grupo espiritual de cultura e sabedoria muito peculiares, que se agregam ao trabalho de fortalecimento, limpeza e proteção desempenhado pelos guardiões. São profundos conhecedores de magia especialmente nos campo dos relacionamentos, sentimentos e prosperidade. Seu atendimento aos frequentadores, em nossa casa, é realizado junto às sessões dos exus.

.

Clique para ampliar.

Baianos

É também uma linha de trabalho agregada às falanges de pretos velhos. São especializados em descarrego e desmobilização de energias mórbidas ocasionadas por trabalhos de magia negra. Junto à cultura da Bahia, trazem o conhecimento que veio com os africanos na época da escravidão. São fortes agentes da libertação energética. Seu atendimento aos frequentadores, em nossa casa, é realizado junto às sessões dos pretos velhos.

.

Clique para ampliar.

Almas

As almas são grupos de trabalhadores espirituais com trânsito facilitado entre as esferas próximas à terra. Assim agem de forma rápida e precisa nas questões peculiares à vida do homem encarnado. Sentimentos, trabalho, pendências familiares, demandas  e relacionamentos estão entre seus campos de ação. São acionados especialmente sobre a tutela dos pretos velhos. Não prestam atendimento incorporados, mas agem amplamente no suporte ao trabalho dos chefes de falange.

.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.